Governo precisa de planejamento para garantir...

Notícia | 27/10/2020

Governo precisa de planejamento para garantir...

Governo precisa de planejamento para garantir abastecimento interno, afirma Miguel Daoud

Segundo o comentarista, medidas preventivas são importantes para evitar falta de produto e preços mais altos, como aconteceu com o arroz

Nesta segunda-feira, 26, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, disse que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser concluído. A parceria que pode favorecer as exportações brasileiras é vista com bons olhos pelo comentarista do Canal Rural Miguel Daoud. Por outro lado, ele aponta que o governo brasileiro também precisa pensar em ações para garantir o abastecimento de alimentos a nível interno.

“Temos uma série de fatores a nível interno que impactam o agro. Com a desvalorização do real, os nossos produtos ficaram mais baratos lá fora. Além disso, os custos subiram muito e estão comprometendo a agropecuária. O que precisamos nesse momento é de planejamento, pois precisamos saber para onde vamos”, destaca o comentarista.

Na avaliação de Miguel Daoud, o governo precisa pensar de maneira estratégia, e atender aos setores mais necessitados. Como exemplo, ele cita as importações recém liberadas pelo governo. “Os produtores já vinham alertando sobre a disponibilidade do produto e sobre a alta dos preços. Muitos deles preferiram importar para compensar os prejuízos que tiveram”.

Abastecimento de milho

A garantia de abastecimento no mercado interno também é uma reivindicação de Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na avaliação dele, a simplificação de tributos é importante para garantir a oferta de milho no país.  “Se o governo não quer inflação de alimentos, precisa fazer o milho girar. Tenho certeza que o governo vai trabalhar para esse milho voltar ao mercado. Nós queremos estabilidade para o produtor de milho e para  o produtor de carne, sem especulação”, ressalta

Fonte: https://www.canalrural.com.br/